Otimizar o tempo é crucial. Em causa está um artigo partilhado pela coach Sabina Nawaz no Harvard Business Review.

sobrecarga laboral pode ser um problema, a nível profissional e pessoal. Mas há formas dos trabalhadores combaterem o excesso de trabalho, conseguindo definir melhor as suas prioridades. Estas cinco perguntas e respostas podem ser muito úteis para na hora de priorizar todas as tarefas.

Em causa está um artigo partilhado pela coach Sabina Nawaz no Harvard Business Review, escreve a Human Resources. Toma nota: 

1 – Porque é que esta tarefa é necessária?

Determinar o “porquê” pode garantir que tarefas importantes sejam priorizadas e alinhadas com o cenário geral, enquanto outras são delegadas ou deixadas por fazer.

2 – Isto encaixa-se no meu “portfólio de tempo”?

Cria um portfólio para o teu recurso mais precioso, o tempo. Podes dividir as tuas atividades principais em seis e depois fazeres uma distribuição percentual ideal entre essas tarefas, contabilizar o tempo gasto em cada uma e estabelecer metas para alcançar os ideais.

3 – O que vai acontecer se daqui a um mês esta tarefa não for feita?

Antes de concordares em fazer uma tarefa, visualiza o impacto futuro em si, nos ‘stakeholders’ e nos negócios. Podes evitar o esforço despendido em coisas que não são prioritárias.

4 – Quem quer que esta tarefa seja feita e quem é a pessoa certa para fazê-la?

Pergunta a ti mesmo não apenas quem pode fazer a tarefa, mas quem é a pessoa certa para fazê-la. Em seguida, liberta tempo através da delegação e permite que os teus colegas de equipa sejam os proprietários apropriados do teu trabalho.

5 – Quantas vezes dás mais importância a uma tarefa do que a que ela realmente tem?

Avalia as tuas suposições sobre a velocidade e a importância da tarefa. Atribui a responsabilidade onde pertence e concentra-te nas tarefas de ação que são realmente importantes.



Fonte:
www.idealista.pt

Partilhe nas Redes Sociais